NOVIDADES, ARTIGOS E DICAS

Março Amarelo - Campanha de prevenção das doenças renais em pets.

Por:

Dr. Victor Soares

|

16/03/2023

Na última postagem tivemos um texto sobre as polêmicas éticas do transplante renal em gatos, que coincidiu com a campanha do Março Amarelo, mas acabamos não abordando a importância da campanha que é a conscientização para a prevenção da doença renal. 

O mês foi escolhido por conta do World Kidney Day, o dia mundial do rim que é celebrado no mês de março. 

Assim como comentado no texto anterior, os gatos são uma espécie altamente predisposta a ter insuficiência renal, por questões genéticas mesmo. Alguns cães também podem apresentar e é mais comum que os sinais de insuficiência renal surjam numa fase de mais senilidade. 

O que não é muita novidade para ninguém é que assim como a gente, o bichinho que bebe pouca água também tende a desenvolver problemas renais.

O que me perguntam muito nas consultas é como fazer o animal beber mais água?
Sei que é difícil e não tem facilmente um treinamento em que você dá o comando e o animal vai beber água, assim como faz para sentar ou dar a pata.
Sem contar que obediência é uma questão canina, pois falar em obedecer comandos para gatos chega a ser uma insolência à espécie, que na verdade eles é que dão os comandos para gente. 

Como é difícil ensinar eles a ingerir mais água direto do potinho, a melhor forma é estimular a ingestão através de alimentos que contém uma porcentagem grande de água.

Adicionar chuchu, abobrinha, melão e melancia à refeição ou oferecer como petiscos é uma ótima forma de otimizar a ingestão de água sem correr o risco de engordar, pois na composição desses alimentos tem pouquíssimas calorias e muita água
No verão é ainda melhor. Melão e melancia como petiscos geladinhos em dias quentes faz muito bem e os cães adoram. 

Para os gatinhos que não são chegados nas frutas, podemos diluir mais ainda o que chamamos de ração úmida.
Sachês e patês já ajudam nessa função, mas podemos adicionar mais um pouquinho de água fazendo com que fique mais diluído ainda e assim eles bebem uma quantidade maior do caldinho. 

As doenças renais têm um peso genético mas sem dúvidas aumentar a ingestão de água ajuda a preveni-las de aparecerem.
Check-ups regulares com monitoramento da função renal através dos exames são a melhor forma de detecção precoce da doença. Quanto antes diagnosticar, mais fácil de tratar.  =)



Victor de Oliveira Soares
Médico veterinário

ATENDIMENTO 24H

11 3034-0373