NOVIDADES, ARTIGOS E DICAS

OUTUBRO ROSA. Sua cadelinha já passou por um check-up?

Por:

Victor

|

21/09/2022

CAMPANHA NACIONAL DE PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE MAMA EM ANIMAIS DE COMPANHIA

 

Chegamos em Outubro e a campanha de conscientização para prevenção do câncer de Mama vale também para os pets. Você sabia que cadelinhas também são diagnosticada com câncer de Mama? Quer saber quais são os impactos e como se prevenir? Confira nosso conteúdo abaixo:

O QUE SÃO OS TUMORES DE MAMA?

O tumor de mama é uma doença causada pela multiplicação anormal e desenfreada das células da glândula mamária, formando uma nodulação também chamada de neoplasia. Os tumores de mama podem ser benignos ou malignos, da qual caracterizamos como câncer.

SINAIS CLÍNICOS

 As lesões podem ser únicas ou múltiplas, sempre palpáveis e de tamanhos variados. Os nódulos podem acometer uma ou mais glândulas de ambas as cadeias mamárias.

COMO PREVENIR OS TUMORES DE MAMA?

Ao contrário do que muita gente pensa, deixar o animal cruzar ou ter uma ou mais gestações não previne contra o câncer de mama. A melhor forma de prevenção é através da castração precoce.

Nas cadelas, os tumores das glândulas mamárias são as neoplasias mais frequentes, representando 50 a 70% de todos os tumores, já nas gatas é o terceiro tipo de câncer mais comum. Quando castrada entre o intervalo do primeiro e segundo cio, elas têm aproximadamente 90% menos chances de desenvolveram este tipo de tumor.

Não é indicada a utilização de anticoncepcionais, pois aumentam o risco de desenvolvimento de lesões mamárias.

COMO EXAMINAR?

O animal deve ser posicionado de barriga para cima de modo que seja possível examinar todas as mamas, verificando a presença de nódulos ou qualquer aumento de volume, vermelhidão, inchaço ou secreção nos tetos. O exame das mamas deve ser realizado periodicamente e procure um médico veterinário imediatamente após perceber qualquer anormalidade nas mamas da sua cadela ou gata.

Cadelas tem geralmente 5 pares de mamas e gatas tem 4.

 

COMO TRATAR OS TUMORES DE MAMA EM CADELAS E GATAS?

Ao ser constatado a presença de um tumor de mama, a paciente será submetida ao que chamamos de estadiamento neoplásico, que nada mais é do que exames para avalia-la de modo geral e tentar entender o efeito do tumor em seu organismo.

O principal tratamento é a remoção cirúrgica da cadeia mamária. Os tumores devem ser enviados para uma análise histopatológicas – a famosa biópsia. NUNCA deixe de realizar essa análise, pois é peça fundamental para diagnóstico do tipo tumoral e com isso o prognóstico e necessidade de possíveis tratamentos adjuvantes, serão avaliados.

NÃO ESPERE O TUMOR CRESCER, POIS O DIAGNÓSTICO PRECOCE AUMENTA AS CHANCES DE CURA.

ATENDIMENTO 24H

11 3034-0373